Mais um passo à servidão

Finalmente, hoje o ECB (European Central Bank), o Banco Central da Europa, anunciou o fim da nota de EUR500. Como já antecipado aqui por esse blog, a notícia não nos causou espanto – o que está causando espanto nesse momento é a falta de repercussão de um movimento desses.

Como já dissemos inúmeras vezes, os Bancos Centrais estão travando uma batalha enorme para acabar com o dinheiro físico e nos tornar marionetes pessoas boas e descentes, que pagam impostos sobre tudo e obedecem aos seus comandos.

Há tempos, quando o ECB implementou sua taxa de juros negativa, dissemos que seria um fiasco. A alternativa seria, além da óbvia alta na procura por ouro e prata naquele continente (que disparou, com filas se formando na frente dos dealers), um aumento nos saques das contas das pessoas e empresas na Europa. É melhor ter dinheiro em caixa e saber que em um ano seu dinheiro ainda será o mesmo do que deixá-lo em uma instituição falida um banco europeu e ter que pagar juros por isso.

Assim, se o BCE conseguir mesmo emplacar essa, com uma taxa de juros negativa e sem dinheiro de verdade, as pessoas realmente seriam obrigadas a gastar o dinheiro, ou então perderiam um bom valor todo ano.

As notas de EUR500 são responsáveis por mais de 30% do dinheiro em circulação na Europa! Os BCs saíram na frente nessa busca pela dominação decência nos mercados financeiros (o argumento deles é que esse tipo de atitude visa dificultar as atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, etc).  Agora que os europeus não poderão mais contar com as notas de EUR500 para sua segurança, esperamos uma procura ainda maior por metais preciosos…

Ouro e prata estão subindo quase 20% nos mercados internacionais este ano. Acreditamos que esse rally esteja apenas começando…

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.