Uma das definições mais famosas de loucura é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes. Nosso caso em questão são os Bancos Centrais. Hoje, especialmente, um dos nossos favoritos: o Banco Central do Japão, o rei dos Keynesianos!

Em resposta mais à queda dos preços das ações nas expectativas de inflação naquele país, o BOJ entrou na onda de outros países como Dinamarca, Suíça e Suécia e deu partida às taxas de juros negativos! Isso logo após seu presidente, Kuroda, dizer que não embarcaria nessa. Agora é esperar pelo BCE e pelo FED.

Claro, como anos de juros zero, programas absurdos de QE e blábláblá dos Bancos Centrais não resolveram, esse NIRP (sigla em inglês para Negative Interest Rate Policy) certamente resolverá! Só que não! Na verdade, as coisas ficarão ainda piores. E o crash, quando vier, será muito pior!

Os BCs resolveram que a melhor coisa que pode acontecer é ter uma pequena inflação, de 2%. Por favor, não nos perguntem de onde tiraram esse número! Concordamos com os BCs (afinal, como não concordar?!), a melhor coisa que pode acontecer quando o país está em crise e as pessoas estão perdendo seus empregos, é justamente ter inflação! Imagina que bom, quando as coisas que compramos ficam mais caras e nós temos ainda menos dinheiro!? Não sabemos porque as pessoas não veem o absurdo dessa afirmação!!!

Como alguém, em suas plenas capacidades, poderia investir em títulos que garantem devolver menos do que  foi investido? Vamos olhar para essa época em alguns anos e ver que o crash era iminente e só não viu quem realmente não quis.

Viemos alertando a todos sobre o crash de 2008, desde dezembro de 2006. Fomos um dos poucos a ganhar dinheiro com o crash.

A história talvez não se repita, mas com certeza rima. Em dezembro, dissemos que o início do crash era iminente, já que o FED iria acabar com anos de juros zero e iria subir meros 25bps em sua taxa de juros. Apesar de todos os esforços e manipulações, tivemos queda generalizada em todas as Bolsas mundiais e o início do Bear Market. Se pararmos para pensar, é um caso incrível: com todos os BCs fazendo uma força absurda para fazer os preços das ações subirem, manipulando mercados, prometendo isso e aquilo, os mercados desabaram assim mesmo. Deve ter sido uma das poucas vezes na história que isso aconteceu.

Em meio a tudo isso, nossos fundos estão indo de vento em popa. Nosso Fundo de Ações já sobe mais de 4% esse mês (contra um Ibovespa que cai mais de 10%) e nosso Fundo Multimercado também sobe mais de 4% (ou mais de 400% do CDI).

Alertamos nossos clientes para serem mais prudentes, preservarem patrimônio e terem uma pequena alocação em metais preciosos físicos (ouro e prata) em seus portfólios.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.