Guerra ao Dinheiro

Estamos assistindo recentemente a uma guerra sem igual: a guerra ao dinheiro! Há alguns meses temos acompanhado “intelectuais” e “pesquisadores” de renomadas Universidades recomendarem um banimento do dinheiro de papel e a mudança para um mundo totalmente digital.

Hoje tivemos a primeira batalha, com o ECB (Banco Central Europeu) banindo as notas de EUR500, sob o pretexto de que essas notas estavam financiando evasão de impostos, crimes financeiros, terrorismo e corrupção.

Não vamos nem entrar no mérito de uma justificativa tão absurda dessas, mas é importante saber o que está realmente acontecendo.

Os Bancos Centrais estão desesperados. Eles estão implementando medidas extremas com, até então, pouca (ou nenhuma) eficácia, como taxas de juros próximas de zero e até mesmo negativas.

Taxas de juros negativas dão à população um incentivo a mais para consumir, segundo os BCs, e não economizar. Como os BCs decidiram que a população TEM que consumir para tirar o mundo da crise, eles resolveram abaixar as taxas de juros e até torná-las negativas (já discutimos sobre a imbecilidade dessa alternativa). Infelizmente, a população ficou com medo e começou a guardar dinheiro embaixo do colchão – literalmente. E a melhor forma para se guardar dinheiro de papel é conseguir as notas com o maior valor nominal (no caso da União Europeia, notas de EUR500) para que ocupem o menor espaço possível.

Banindo as notas de EUR500 de circulação, o BCE está, efetivamente, retirando cerca de 30% do valor do dinheiro de circulação, conforme gráfico abaixo – e, consequentemente, aumentando os depósitos em banco, mais fáceis de serem manipulados e controlados.

notas euro

Essa medida deve enfraquecer o Euro e fortalecer o Dólar, o Franco Suíço e, principalmente, o ouro – que não pode ser fabricado do nada e nem monitorado.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.