Está chegando o verão no hemisfério norte e com ele temperaturas mais altas. Assim, a desculpa do frio não funciona mais. Mas desculpas é o que não falta para o FED. Hoje, após o anúncio de manutenção das taxas de juros (amplamente esperado por quem lê esse blog e não totalmente antecipado pelo mercado), o FED listou o Brexit como principal motivo para a não subida dos juros.

Engraçado quando ouvimos alguém falar que o Brasil é o país do futuro e algumas pessoas ainda acreditarem. Pois é o mesmo com o FED e a alta da taxa de juros: não vai acontecer! Pelo menos não se depender do FED (acreditamos que o mercado imporá isso e o custo será muito maior). O mais impressionante é que Ben Bernanke e Janet Yellen conseguem manter o mercado na expectativa, dizendo que na próxima reunião vão subir, só nessa que não, por algum motivo completamente absurdo. É o que chamam de “managing expectations”. Sinceramente achamos que o mercado está pior que a famosa “mulher de malandro”.

Após o anúncio, as Bolsas americanas despencaram (realmente não sabemos de onde veio a surpresa) e o ouro disparou. Foi a sexta alta consecutiva do ouro no mercado americano, levando o metal para perto das máximas no ano.

Aproveitando o assunto, conversamos hoje com um dos maiores dealers de ouro físico do Brasil por quase uma hora e a impressão nossa foi a mesma que tivemos quando conversamos com alguns dealers nos EUA, há um mês: está começando a faltar ouro físico no mercado e o preço está se ajustando à crescente demanda. Esse mercado está cada vez mais apertado, especialmente depois dos anúncios de Druckenmiller, George Soros, Paul Singer e outros. Todos esses investidores tem uma posição muito significativa e extremamente alavancada em ouro. George Soros chegou a comprar parte da Barrick Gold (maior mineradora do metal precioso do mundo) e anunciar sua volta à ativa, depois de anos de “aposentadoria”.

Mais uma vez, gostaríamos de recomendar aos nossos investidores que mantenham uma exposição ao ouro físico. Ele não é dívida de ninguém nem pode ser fabricado com alguns cliques no computador, como é o dinheiro. Esse mercado está cada vez mais apertado e é importante comprar enquanto ainda existe estoque à disposição. Os grandes investidores já viram a oportunidade; quando o público em geral se conscientizar, será tarde demais para comprá-lo.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.