Novembro atípico

Normalmente escrevemos cartas trimestrais, mas vale a pena um update em novembro, por ter sido um mês bem atípico.

O mês começou como todos até então, Bolsas caindo e ouro subindo – até as eleições nos EUA. Após a “surpreendente” vitória de Donald Trump, o dólar disparou, com o Dólar Index fechando o mês com alta 3,2% (5,7% contra o real).

A partir daí, tudo mudou. O Russell 2000 disparou 11%, Dow Jones e S&P também decolaram – especial atenção para as ações da Goldman Sachs, que subiram 23% no mês (melhor mês desde dezembro 2000, no auge da “outra” bolha).

Os bonds de mercados emergentes desmoronaram 4,7%, ouro e prata caíram 8% cada e os Treasury bonds caíram 8%.

Como já havíamos avisado antes, esperávamos uma correção. Por isso mesmo, vendemos boa parte das nossas posições em bonds de mercados emergentes (que recompramos durante o mês) e também vendemos a praticamente toda a nossa exposição em metais preciosos (essa ainda não recompramos, mas estamos monitorando o mercado atentamente).

Achamos que os mercados subiram muito e muito rápido, o que nos leva a crer que pode haver uma boa realização nas próximas semanas. Além disso, existem vários riscos que ainda não estão no radar dos investidores, como o Referendo na Itália depois de amanhã, mais renegociações de dívida da Grécia e as eleições na Áustria, para enumerar algumas.

A mudança de como o mercado passou a olhar Donald Trump foi assustadora. Ele passou de o pior dos piores para o melhor dos melhores. Achamos que a verdade está em algum ponto aí no meio. Mas queremos frisar duas coisas que achamos relevantes:

  • O atual presidente dos EUA, Obama, está deixando o governo com uma dívida recorde, de quase US$20 trilhões; muito próxima do teto da dívida federal, de modo que o novo presidente já começará seu mandato com uma boa discussão sobre o aumento desse teto.
  • Como Trump é conhecido por ter “quebrado” algumas vezes e por ser bastante alavancado, não vemos ninguém melhor para administrar a situação americana no momento.

Esse post é somente um update, depois retomaremos com assuntos também relevantes para os nossos investimentos, como a guerra ao dinheiro, medidas da Índia e China contra o ouro, etc.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.