Essa foi uma semana bem agitada. Na verdade, a semana começou na quinta passada, quando os mercados mundiais começaram a cair. Essa queda se estendeu pela sexta e pôs muita pressão para que o governo chinês tomasse uma atitude para evitar que tais quedas fossem trazidas a esta semana.

Como o governo chinês nada fez (além da tradicional compra de ações no mercado, proibição de vendas a descoberto e ameaças de prisões em caso de vendas), o mercado chinês caiu bastante na segunda-feira, desencadeando vários sell-offs pelo mundo.

Na terça-feira, o governo chinês conteve o ímpeto vendedor após prender um diretor de uma grande corretora chinesa e anunciar mais um corte na taxa de juros, o que aliviou os mercados acionários. Vale lembrar que esse foi o quarto corte na taxa de juros esse ano, quinto em menos de 12 meses. Como os outros não resolveram, é de se esperar que esse tampouco resolva.

Já nos EUA, depois de um mini-crash – realmente – os mercados foram sustentados pela Apple, após um e-mail (no mínimo ilegal) do CEO Tim Cook para o apresentador de TV Jim Cramer, dizendo que as vendas da empresa estavam indo bem e pedindo para que ele anunciasse isso. A notícia fez com que as ações da Apple, que haviam despencado, subissem imediatamente, zerando as perdas e trazendo todo o mercado com ela.

Como não tivemos o Bullard, tivemos o Cook. Mas alguém está sempre fazendo força para manter os mercados em alta.

Os fundamentos, claro, são os piores possíveis: hoje mesmo saíram os índices Personal Spending e Consumer Confidence, ambos abaixo do projetado. Mas os fundamentos não importam mais, o que importa é que a economia vai mal e indo mal, faz com que a taxa de juros fique baixa por mais tempo, mantendo a farra nas Bolsas de Valores.

Esse mercado está bem estranho e sendo suportado pela expectativa de juros baixos e mais impressão de dinheiro. Não é um mercado saudável e, por isso mesmo, recomendamos aos nossos clientes que fiquem de fora.

O ouro subiu bem essa semana aqui no Brasil, passando dos R$130/g. Quando começamos a recomendar, no ano passado, ele estava a R$92/g.

Apesar das notícias e da queda brusca do Ibovespa (-7%), nosso Fundo de Ações sobe bem esse mês (+5%) e nosso Fundo Multimercado também (+7%).

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.