A história se repete

Como já falamos inúmeras vezes, a situação hoje nos lembra muito de 2007-2008, quando vimos a economia se deteriorar enquanto os índices acionários se mantinham constantes ou até mesmo subiam um pouco, na esperança de que os Bancos Centrais pudessem manter a bolha o status quo.

As notícias ruins estão cada vez mais frequentes e seu efeito sobre os mercados é nulo! A manipulação é óbvia e isso é preocupante.

Taxas de juros negativas não fazem sentido algum e vamos olhar para esse momento da história em alguns anos e pensar “como não vimos essa bolha”? Em 2006-07, os bancos estavam concedendo empréstimos a uma taxa de juros ultra subsidiada (por 2 anos) e valores até superiores ao preço das casas hipotecadas, ou seja, estavam praticando a taxa de juros negativa (o custo de captação dos bancos era maior) para pessoas que não tinham condições de pagar.

A situação hoje é a mesma, ou seja, estão emprestando para quem não tem capacidade de pagar (governos) a uma taxa subsidiada (taxa de juros negativa) e estão esperando que, de alguma forma, tudo se resolva. Infelizmente, a experiência mostra que não é isso que vai acontecer e a próxima crise será muito pior.

Em 2008, a crise que derrubou o mundo foi resgatada com pouco mais de USD1 trilhão. Hoje o volume de bonds de governos quebrados sendo negociados a uma taxa de juros negativa já passa dos US$ 10 trilhões…

De volta em 2008, os Bancos Centrais resgataram os bancos. Quem vai resgatar os Bancos Centrais e Governos dessa vez?

A hora de se preparar é agora, enquanto ainda temos tempo. Apesar de o ouro estar subindo novamente esse ano, ainda há tempo para comprar o metal físico. Quando todos o quiserem, será tarde demais…

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Austrália
North Sydney, NSW
Tratamento de dados - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.