A história se repete

Como já falamos inúmeras vezes, a situação hoje nos lembra muito de 2007-2008, quando vimos a economia se deteriorar enquanto os índices acionários se mantinham constantes ou até mesmo subiam um pouco, na esperança de que os Bancos Centrais pudessem manter a bolha o status quo.

As notícias ruins estão cada vez mais frequentes e seu efeito sobre os mercados é nulo! A manipulação é óbvia e isso é preocupante.

Taxas de juros negativas não fazem sentido algum e vamos olhar para esse momento da história em alguns anos e pensar “como não vimos essa bolha”? Em 2006-07, os bancos estavam concedendo empréstimos a uma taxa de juros ultra subsidiada (por 2 anos) e valores até superiores ao preço das casas hipotecadas, ou seja, estavam praticando a taxa de juros negativa (o custo de captação dos bancos era maior) para pessoas que não tinham condições de pagar.

A situação hoje é a mesma, ou seja, estão emprestando para quem não tem capacidade de pagar (governos) a uma taxa subsidiada (taxa de juros negativa) e estão esperando que, de alguma forma, tudo se resolva. Infelizmente, a experiência mostra que não é isso que vai acontecer e a próxima crise será muito pior.

Em 2008, a crise que derrubou o mundo foi resgatada com pouco mais de USD1 trilhão. Hoje o volume de bonds de governos quebrados sendo negociados a uma taxa de juros negativa já passa dos US$ 10 trilhões…

De volta em 2008, os Bancos Centrais resgataram os bancos. Quem vai resgatar os Bancos Centrais e Governos dessa vez?

A hora de se preparar é agora, enquanto ainda temos tempo. Apesar de o ouro estar subindo novamente esse ano, ainda há tempo para comprar o metal físico. Quando todos o quiserem, será tarde demais…

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.