Morgan Stanley, IBM e o FED

Morgan Stanley e IBM reportaram hoje resultados muito abaixo do esperado pelos analistas. O terceiro trimestre está se tornando um dos piores para as empresas nos últimos anos.

As empresas continuam “investindo” seus recursos na recompra de ações, com o claro objetivo de fazer suas cotações subirem. Assim, elas emitem dívida barata (porque a taxa de juros está nas mínimas históricas) e recompram suas ações, melhorando assim, o lucro por ação (porque o denominador diminui).

O dia que a taxa de juros subir, vamos ver um efeito contrário: as empresas serão penalizadas por causa de seu alto endividamento, diminuindo assim o lucro. Nesse momento, elas serão obrigadas e se vender ações para poder pagar a dívida. Imagino como ficará o mercado quando essa ciranda terminar: os investidores vendendo ações porque elas serão descontadas a uma taxa de juros maior, as empresas vendendo ações porque têm que pagar uma alta dívida – é nessa hora que o círculo virtuoso se transforma em círculo vicioso.

Ao invés das empresas aproveitarem a dívida barata para investir em novos e mais modernos equipamentos, melhorar sua produtividade e encarar os desafios de um mercado competidor mais acirrado no futuro, os CEOs estão olhando somente até o próximo bônus, diretamente ligado ao lucro por ação.

Por essa e por outras que acreditamos que o FED não vai aumentar a taxa de juros num futuro próximo. Obviamente o problema ficará maior quanto mais tempo se passar, mas infelizmente ninguém quer que a bomba estoure no seu mandato.

O ouro é um ativo real que protege nós investidores contra a insanidade dos BCs. Ele é o único ativo que não é passivo de ninguém, ou seja, não há risco de contra-parte. Isso é muito valioso.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.