Mais Números…

Foi divulgado hoje o índice Empire State de atividade da manufatura. Ele recuou de 27,54 para 6,17 em outubro. Destaque para as quedas nos subíndices de Encomendas (de 16,86 para -1,73) e Embarques (de 27,08 para 1,12).

Depois de um número ruim, nada como outro…

As vendas no varejo também recuaram (0,3% em setembro).

A parte interessante é que esse número ainda foi sustentado pela alta dos automóveis. Estamos diante de outro subprime, o dos automóveis – posição que vimos falando há algum tempo.

O governo vem fomentando a compra de automóveis novos com sua política de juros zero e isso tampouco acabará bem.
Até onde for possível, as vendas de veículos vão subir, os executivos das montadoras receberão gordos bônus e políticos serão eleitos com base nessa “melhora” aparente. Infelizmente, sabemos de antemão que eventualmente a conta chega e, quanto mais demorar, mais cara fica.

Por último, foi divulgado também o índice de preços ao produtor – deflação de 0,1% na comparação mensal.

Com isso, vários “experts” estão prevendo que o FED deve demorar um pouco mais para elevar os juros. Como vimos falando há anos, o FED não pode subir os juros sem causar o estouro da bolha que ele mesmo criou. Caso os juros
subam, os mercados acionários, de bônus e de residências despencarão – o que anulará toda a política de crescimento pelo chamado “efeito riqueza” (quando o preço dos ativos sobe, as pessoas se sentem mais ricas e gastam mais dinheiro, estimulando a economia).

Assim, infelizmente, acreditamos que o FED vai continuar com sua política de juros zero até que os mercados se dêem conta de que tal política não pode acabar nunca sem uma grave crise. E não descartamos um novo programa
de QE.

Continuamos apostando no ouro (que já subiu 5% desde a nossa última publicação) como um bom hedge contra a insanidade dos Bancos Centrais.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.