Commerzbank e o dinheiro

Mais um problema para os burocratas que comandam o ECB (Banco Central Europeu). Agora, foi a vez do Commerzbank, um dos maiores bancos da Alemanha,  soltar a notícia de que está considerando guardar em seus cofres bilhões de euros para evitar a taxa de juros negativa. O mais interessante é que um dos donos do Commerzbank é o governo alemão. Assim, uma medida dessas é tomada como um protesto contra o ECB, por causa das taxas de juros negativas, que impedem que a economia cresça.

Claro, como já falamos ontem, o maior problema para os gênios dos BCs é justamente o que acontecerá quando as pessoas acordarem para a taxa de juros negativa e perceberem que, com 100% de certeza, estão perdendo dinheiro. Haverá, então, uma corrida grande para o dinheiro em espécie e para os metais preciosos, dois movimentos que os BCs querem evitar.

Por isso, estão parando de produzir notas de 500 euros e já há até uma discussão sobre a proibição das notas de 100 dólares!

Vamos acompanhar como essa história se desfecha, mas se o Commerzbank realmente começar a guardar dinheiro no cofre, poderá deslanchar um movimento similar de vários outros bancos e indivíduos, o que faria com que a demanda pelo dinheiro físico disparasse – e sabemos bem que não há tanto dinheiro em espécie assim…

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.