China Dominando Ouro e Prata

Rafael Siqueira

A China, maior consumidora de ouro do planeta, deu mais um passo em busca de maior influência sobre o mercado internacional do metal, ao lançar um Benchmark de Ouro baseado em Renminbi, a moeda chinesa. O Benchmark (referência) é resultado da negociação de contratos de ouro na Shanghai Gold Exchange (SGE), na qual participam 18 membros, incluindo grandes bancos estatais chineses, grandes bancos internacionais, o maior varejista de joias do mundo (por sinal, chinês), e duas das maiores mineradoras de ouro do país.

Essa iniciativa é uma forma de concorrer com o tradicional London Gold Fix, que tem dominado por décadas a precificação do metal, servindo de referência para todo o mundo, sendo, entretanto, alvo de suspeitas de manipulação por parte de seus participantes (grandes bancos) e dos BCs. Aliás, na semana passada, o próprio Deutsche Bank admitiu ter manipulado os preços do ouro (por enquanto só o do ouro), será punido e vai entregar outros bancos que também o fizeram. O Deutsche Bank, responsável por um book de derivativos de cerca de US$70 trilhões (ou praticamente o PIB mundial), admitiu ter manipulado o mercado de ouro para seu próprio lucro – prejudicando, assim, vários de seus clientes. Esse é um dos pontos que gostamos de ressaltar: a importância de se ter o ouro físico, impossível de se manipular e de se fabricar a custo zero.

Esse importante acontecimento para o mercado já pode ter surtido efeito nos preços. Segundo a Reuters, houve uma enorme demanda por prata, também negociada na SGE, que teria puxado a demanda por ouro. Nesse momento, a prata é negociada com 4,5% de alta, e ouro com 1,8% nos mercados internacionais.

Como já divulgamos anteriormente no blog, a China, além de ser a maior importadora do metal amarelo, também é a maior produtora. Importante ressaltar também que ela não exporta nem um grama de sua produção e tem claramente se movimentado para ganhar maior relevância nesse mercado, em busca de uma diversificação de suas reservas e diminuição da dependência de moedas estrangeiras.

Acreditamos que o fator China possa ser um importante catalisador do movimento de correção nos preços do metal e continuamos recomendando aos nossos clientes uma alocação em metais preciosos físicos.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.