Agora é o frio!!

Na semana passada os EUA publicaram o relatório revisado do PIB para o quarto trimestre e para o ano. Os números do quarto trimestre foram revisados para baixo, de 3,2% de crescimento para 2,4%, levando o crescimento total do PIB em 2013 para apenas 1,9%. Isso, claro, se acreditarmos que a inflação ficou ligeiramente acima de 1%.

Em 2012, o crescimento ficou em 2,8%, ou seja, houve um declínio na taxa de crescimento do PIB de um ano para
outro – essa trajetória segue em linha com o que vimos falando: cada vez menos o QE vai fazer algum efeito na economia real (se é que algum dia teve alguma repercussão), mas a diminuição do mesmo vai trazer à tona a real situação da economia dos EUA.

Claro, também tivemos como sempre uma boa desculpa para os fracos números: dessa vez foi o tempo! Apesar de
estarmos em um período de aquecimento global (ohhh nooo), o tempo mais frio impactou os números. Bom, em mais alguns dias a primavera estará aqui e vamos ter que mudar a desculpa. Mas não nos preocupemos, os governos e os Bancos Centrais são muito bons nisso.

No seu depoimento no Senado, Janet Yellen disse que está atenta à desaceleração da economia e que a
trajetória da taxa de juros e do QE não estão traçados. Assim, segundo ela, se os dados a surpreenderem, ela estará pronta para agir e voltar a estimular a economia. Bom, acreditamos que ela já deveria se preparar para uma surpresa!

Como já dissemos em vários posts, acreditamos que os níveis de estímulo à economia serão ainda maiores no final
desse ano do que foram no começo, o que impulsionará os preços dos ativos reais.

Os mercados estão em uma trajetória de alta e não se abalaram com nada. As bolsas americanas subiram esse mês. Se os dados vêm bons, significa que a economia está melhorando e justifica valuations maiores. Se os dados vêm ruins, significa que a economia está piorando e vem mais estímulos por aí  – é o famoso “cara” eu ganho, “coroa” você
perde. Mas uma coisa vem chamando a atenção: o índice do dólar está caindo, mostrando que a economia está piorando.

O ouro já subiu quase 10% esse ano e continuamos acreditando que a performance do mesmo será espetacular em 2014. É um excelente hedge contra a irresponsabilidade dos governos e dos Bancos Centrais.

Nosso fundo Multimercado subiu mais 1,7% em fevereiro e já acumula uma alta de 5,7% em 2014, contra um CDI de apenas 1,6% esse ano.

Comentários

    TGF
    9 de March de 2014

    Prezado Marcelo López, seu texto sempre bem escrito e com a preocupação de entendimento a toda população sempre me agrada.parabéns!

    0
    0

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.