Mais corte na produção de PGMs

Sempre nos surpreende ver a desconexão entre o sentimento e a realidade no mundo dos investimentos. Cerca de 20% da produção anual do paládio está vendida a descoberto, conforme ilustrado no gráfico abaixo — o maior volume da história. Isso sugere que os investidores estão apostando pesadamente em uma forte queda no preço do metal.

Fonte: Bloomberg, L2 Capital

Ontem, 25/06, o CEO da Sibanye, Neal Froneman, anunciou que deve suspender a produção da mina de StillWater, nos EUA, devido aos baixos preços dos PGMs. A mina de StillWater tem reservas de quase 16 milhões de onças e é a maior na América do Norte.

A nossa tese de investimento pode ser sintetizada nos seguintes pilares: ausência de substitutos, crescimento da demanda, redução da oferta, relativa insensibilidade do comprador final em relação ao preço, que está muito errado.

Além disso, para tornar a tese de investimento ainda melhor, contamos com um fator adicional a nosso favor: as duas maiores produtoras mundiais de metais do grupo da platina (PGMs) são a Rússia e a África do Sul, duas regiões conhecidas por suas complexidades e desafios importantes que podem impactar a continuidade da produção.

É quase chocante observar que o metal, já em déficit — ou seja, com produção inferior ao consumo —, enfrenta a possibilidade de mais cortes na produção, enquanto, concomitantemente, o número de contratos vendidos a descoberto dispara.

Lembrando que quando os investidores vendem a descoberto, eles são eventualmente obrigados a recomprar os ativos, criando uma pressão compradora além do normal e podendo desencadear o chamado short squeeze, com consequente acentuada alta do preço do ativo subjacente.

Enfim, acreditamos que a notícia da Sibanye seja favorável à nossa tese de investimento, especialmente porque não há ninguém prestando atenção, exatamente como preferimos na hora de investir.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

Paládio salta 8%

No início da sexta-feira, dia 21/06, tivemos a notícia de que a Rússia está estudando impor limites à exportação de paládio ao Ocidente. Isso fez

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Austrália
North Sydney, NSW
Tratamento de dados - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.