Uma das definições mais famosas de loucura é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes. Nosso caso em questão são os Bancos Centrais. Hoje, especialmente, um dos nossos favoritos: o Banco Central do Japão, o rei dos Keynesianos!

Em resposta mais à queda dos preços das ações nas expectativas de inflação naquele país, o BOJ entrou na onda de outros países como Dinamarca, Suíça e Suécia e deu partida às taxas de juros negativos! Isso logo após seu presidente, Kuroda, dizer que não embarcaria nessa. Agora é esperar pelo BCE e pelo FED.

Claro, como anos de juros zero, programas absurdos de QE e blábláblá dos Bancos Centrais não resolveram, esse NIRP (sigla em inglês para Negative Interest Rate Policy) certamente resolverá! Só que não! Na verdade, as coisas ficarão ainda piores. E o crash, quando vier, será muito pior!

Os BCs resolveram que a melhor coisa que pode acontecer é ter uma pequena inflação, de 2%. Por favor, não nos perguntem de onde tiraram esse número! Concordamos com os BCs (afinal, como não concordar?!), a melhor coisa que pode acontecer quando o país está em crise e as pessoas estão perdendo seus empregos, é justamente ter inflação! Imagina que bom, quando as coisas que compramos ficam mais caras e nós temos ainda menos dinheiro!? Não sabemos porque as pessoas não veem o absurdo dessa afirmação!!!

Como alguém, em suas plenas capacidades, poderia investir em títulos que garantem devolver menos do que  foi investido? Vamos olhar para essa época em alguns anos e ver que o crash era iminente e só não viu quem realmente não quis.

Viemos alertando a todos sobre o crash de 2008, desde dezembro de 2006. Fomos um dos poucos a ganhar dinheiro com o crash.

A história talvez não se repita, mas com certeza rima. Em dezembro, dissemos que o início do crash era iminente, já que o FED iria acabar com anos de juros zero e iria subir meros 25bps em sua taxa de juros. Apesar de todos os esforços e manipulações, tivemos queda generalizada em todas as Bolsas mundiais e o início do Bear Market. Se pararmos para pensar, é um caso incrível: com todos os BCs fazendo uma força absurda para fazer os preços das ações subirem, manipulando mercados, prometendo isso e aquilo, os mercados desabaram assim mesmo. Deve ter sido uma das poucas vezes na história que isso aconteceu.

Em meio a tudo isso, nossos fundos estão indo de vento em popa. Nosso Fundo de Ações já sobe mais de 4% esse mês (contra um Ibovespa que cai mais de 10%) e nosso Fundo Multimercado também sobe mais de 4% (ou mais de 400% do CDI).

Alertamos nossos clientes para serem mais prudentes, preservarem patrimônio e terem uma pequena alocação em metais preciosos físicos (ouro e prata) em seus portfólios.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Austrália
North Sydney, NSW
Tratamento de dados - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.