Podcast #26: Fernando Ulrich – Escola austríaca

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos, palestrante, autor do livro “Bitcoin: a moeda na era digital” e conselheiro do Instituto Mises Brasil.

Fernando conta sobre sua trajetória profissional, como vivenciou a grande crise financeira de 2008 e como teve seu primeiro contato com a Escola Austríaca a partir de então, mencionando figuras que o atraíram para o assunto, como Ron Paul e Peter Schiff.

Ulrich, que cursou mestrado em economia da Escola Austríaca em Madrid, explica como surgiu e se desenvolveu essa escola de pensamento econômico por meio de expoentes como Carl Menger, Eugen von böhm-bawerk, Ludwig von Mises e Friedrich Hayek.

Ele traça um paralelo com outras escolas de pensamento e esclarece por que os austríacos ficam excluídos do mainstream e do currículo das universidades, com menção à forma como enxergam a economia, o efeito das políticas públicas e a intervenção governamental.

Fernando, que é um entusiasta das criptomoedas, especialmente do Bitcoin, explica por que ele acredita no futuro das moedas digitais e aborda críticas relacionadas a elas, como volatilidade e funcionalidade como meio de troca e reserva de valor.

Quando o assunto é bolsa brasileira, Ulrich apresenta o case para o investimento em ativos de renda variável do Brasil, com considerações sobre as políticas públicas atualmente em curso, macroeconomia, composição do principal índice acionário local, fluxo de capital, participação de estrangeiros e responde se ainda vala a pena investir por aqui.

Sobre o dólar, Fernando dá uma explicação para o porquê de a divisa norte-americana estar no atual patamar frente ao real e fala quais as perspectivas para a moeda. Nesse contexto, ele ainda argumenta sobre a importância de se investir no exterior.

Ulrich comenta sobre os mercados globais e como a atuação dos bancos centrais e os movimentos recentes do Fed impactam os preços dos ativos mundiais. Ele discorre sobre existência de uma bolha de tudo (the everything bubble) e a repercussão que as políticas monetárias têm na sociedade geral e na política, além de tratar sobre como o Brasil reagiria na eventualidade de um crash.

PODCAST

Mais Episódios

|

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Mark Nelson, diretor executivo do Radiant Energy Fund, uma organização sem fins lucrativos focada no mercado de energia. Mark é um engenheiro nuclear que começou sua carreira trabalhando com o famoso Michael Shellenberger, autor do livro “Apocalypse Never” e grande defensor…

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Brandon Munro, CEO da Bannerman Resources, empresa listada na bolsa australiana de valores, a ASX, focada na exploração e desenvolvimento de minas de urânio na Namíbia. Brandon, um assíduo participante dos podcasts da L2 Capital, voltou para discutir temas importantes, como…

No episódio de hoje, segunda parte de uma conversa que foi dividida em duas, Marcelo López conversou com Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos, e com Otávio Costa, mais conhecido como Tavi, portfolio manager da Crescat Capital. Marcelo começa falando do atual estado dos mercados e de uma possível…

No episódio de hoje, primeira parte de uma conversa que foi dividida em duas, Marcelo López conversou com Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos, e com Otávio Costa, mais conhecido como Tavi, portfolio manager da Crescat Capital. Tavi começa discutindo sobre os 3 itens que ele e a Crescat…

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Brandon Munro CEO da Bannerman Resources, empresa listada na bolsa australiana de valores, a ASX, focada na exploração e desenvolvimento de minas de urânio na Namíbia. Brandon, que já participou dos Podcasts #05, #14 e #18 da L2 Capital, voltou para…

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Rodrigo Constantino, chairman do Instituto Liberal, autor de vários livros famosos e comentarista no programa 3 em 1 na Jovem Pan.  Rodrigo começa falando sobre os efeitos econômicos do isolamento e distanciamento social causados pela pandemia do coronavírus no mundo. Em…

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Adam, sócio da Goehring & Rozencwajg, empresa especializada em investimentos em equity ligados a recursos naturais, como minerários, energéticos e agrícolas. Adam explica o trabalho desenvolvido pela empresa para modelar a produção de óleo de xisto nos Estados Unidos e as…

In today’s episode, Marcelo López spoke to Shawn Hackett, president of Hackett Financial Advisors, a company that specializes in providing advice for farmers and hedgers about soft commodities, based on analysis and forecasts of climate cycles. Hackett Financial Advisors helps traders and producers make decisions in agricultural commodities in…

In today’s episode, Marcelo López spoke to Paul Ma, director of CGN Mining, a company that is part of the China General Nuclear Power Group (CGN), the world’s third largest nuclear power corporation, and a member of the board of directors of Fission Uranium. Paul has more than 10…

In today’s episode, Marcelo López spoke with Anas Alhajji, a partner at Energy Outlook Advisors, as well as an internationally recognised author, speaker, researcher and specialist in the energy markets. Anas begins by discussing how the issue of the types and quality of oil is important and how that…

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.