Decisão do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) acaba de anunciar um programa de QE acima de EUR 1 trilhão, válido até setembro de 2016.

Como dizia Einstein, a definição de loucura é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes. Mais uma vez, vamos ver uma alta nos preços dos ativos, deflagrada por um programa inconsequente, sem nenhuma melhora na situação econômica dos países europeus. O QE não proporciona novos, nem melhores empregos, não instiga crescimento ou inovação, não estimula a poupança (na verdade ele pune os poupadores) e ainda custa caro. A conta um dia chega!

Claro, dessa vez o programa deve funcionar menos. É como um viciado, que precisa de doses cada vez maiores quantidades de droga para manter-se “no barato”. E a cada vez, as drogas surtem menos efeito. O QE também funciona da mesma maneira, ou seja, cada vez mais QE para cada vez menos resultados.

O Banco Central da Suíça encerrou o peg com o euro a tempo. Foi uma decisão acertada (para corrigir a decisão errada antes, de manter a paridade em 1,2), que beneficiará a população suíça.

O que o mundo precisa é de juros mais altos para corrigir os excessos das várias crises que deveriam ter acontecido e foram postergadas. Eventualmente elas chegam e, então, os efeitos são piores.

Os metais preciosos, que estavam caindo até então, viraram e já estão em alta.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.