Decisão do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) acaba de anunciar um programa de QE acima de EUR 1 trilhão, válido até setembro de 2016.

Como dizia Einstein, a definição de loucura é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes. Mais uma vez, vamos ver uma alta nos preços dos ativos, deflagrada por um programa inconsequente, sem nenhuma melhora na situação econômica dos países europeus. O QE não proporciona novos, nem melhores empregos, não instiga crescimento ou inovação, não estimula a poupança (na verdade ele pune os poupadores) e ainda custa caro. A conta um dia chega!

Claro, dessa vez o programa deve funcionar menos. É como um viciado, que precisa de doses cada vez maiores quantidades de droga para manter-se “no barato”. E a cada vez, as drogas surtem menos efeito. O QE também funciona da mesma maneira, ou seja, cada vez mais QE para cada vez menos resultados.

O Banco Central da Suíça encerrou o peg com o euro a tempo. Foi uma decisão acertada (para corrigir a decisão errada antes, de manter a paridade em 1,2), que beneficiará a população suíça.

O que o mundo precisa é de juros mais altos para corrigir os excessos das várias crises que deveriam ter acontecido e foram postergadas. Eventualmente elas chegam e, então, os efeitos são piores.

Os metais preciosos, que estavam caindo até então, viraram e já estão em alta.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.