O Índice de Compras dos Gerentes de Chicago apresentou mais uma queda, para 48,7, contra uma expectativa de 52,9.

Os mais otimistas esperavam uma alta para 55, enquanto o mais pessimista  esperava uma baixa para 49. Assim, o número foi ainda pior do que o mais pessimista esperava.

Quase todos os subgrupos decepcionaram:

  • Preços pagos caíram
  • Novas ordens caíram
  • Estoques caíram
  • Entregas dos Fornecedores caíram
  • Produção caiu

E todas as pesquisas dos FEDs regionais também decepcionaram: Dallas, Richmond, New York, Philadelphia, Chicago e Kansas.

Claro, com números péssimos vindos dos EUA, Europa (Desemprego na Alemanha aumentou, PIB do Reino Unido foi revisado pra baixo), China e Japão, por que os mercados não deveriam subir?

A aposta é que virá mais do mesmo: QE4 nos EUA, mais frouxidão monetária na China e um maior programa de QE na Europa – justamente o que estamos falando há anos: não haverá alta na taxa de juros dos EUA e sim mais QE. E por que não? Dessa vez será diferente. Os outros 3 QEs não funcionaram, mas esse certamente funcionará, certo? Fourth time lucky… or Fifth…

Voltamos a lembrar que o ouro é um ativo real e seu preço, por enquanto, é dado pelo enorme volume de papel que o negocia. Não devemos deixar os preços nos influenciarem e temos que ter a certeza que preço e valor são coisas diferentes. Os preços são facilmente manipuláveis, mas o valor do ouro é o de proteção contra a insanidade dos Bancos Centrais. Isso não tem preço.

Comentários

    Davi R Baptista
    30 de September de 2015

    Marcelo,

    Obrigado pelo texto. É sempre instrutivo ver a oipinão de quem entende do assunto.

    Abraço,

    Davi

    0
    0

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.