O Índice de Compras dos Gerentes de Chicago apresentou mais uma queda, para 48,7, contra uma expectativa de 52,9.

Os mais otimistas esperavam uma alta para 55, enquanto o mais pessimista  esperava uma baixa para 49. Assim, o número foi ainda pior do que o mais pessimista esperava.

Quase todos os subgrupos decepcionaram:

  • Preços pagos caíram
  • Novas ordens caíram
  • Estoques caíram
  • Entregas dos Fornecedores caíram
  • Produção caiu

E todas as pesquisas dos FEDs regionais também decepcionaram: Dallas, Richmond, New York, Philadelphia, Chicago e Kansas.

Claro, com números péssimos vindos dos EUA, Europa (Desemprego na Alemanha aumentou, PIB do Reino Unido foi revisado pra baixo), China e Japão, por que os mercados não deveriam subir?

A aposta é que virá mais do mesmo: QE4 nos EUA, mais frouxidão monetária na China e um maior programa de QE na Europa – justamente o que estamos falando há anos: não haverá alta na taxa de juros dos EUA e sim mais QE. E por que não? Dessa vez será diferente. Os outros 3 QEs não funcionaram, mas esse certamente funcionará, certo? Fourth time lucky… or Fifth…

Voltamos a lembrar que o ouro é um ativo real e seu preço, por enquanto, é dado pelo enorme volume de papel que o negocia. Não devemos deixar os preços nos influenciarem e temos que ter a certeza que preço e valor são coisas diferentes. Os preços são facilmente manipuláveis, mas o valor do ouro é o de proteção contra a insanidade dos Bancos Centrais. Isso não tem preço.

Comentários

    Davi R Baptista
    30 de September de 2015

    Marcelo,

    Obrigado pelo texto. É sempre instrutivo ver a oipinão de quem entende do assunto.

    Abraço,

    Davi

    0
    0

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Austrália
North Sydney, NSW
Tratamento de dados - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.