O Índice de Compras dos Gerentes de Chicago apresentou mais uma queda, para 48,7, contra uma expectativa de 52,9.

Os mais otimistas esperavam uma alta para 55, enquanto o mais pessimista  esperava uma baixa para 49. Assim, o número foi ainda pior do que o mais pessimista esperava.

Quase todos os subgrupos decepcionaram:

  • Preços pagos caíram
  • Novas ordens caíram
  • Estoques caíram
  • Entregas dos Fornecedores caíram
  • Produção caiu

E todas as pesquisas dos FEDs regionais também decepcionaram: Dallas, Richmond, New York, Philadelphia, Chicago e Kansas.

Claro, com números péssimos vindos dos EUA, Europa (Desemprego na Alemanha aumentou, PIB do Reino Unido foi revisado pra baixo), China e Japão, por que os mercados não deveriam subir?

A aposta é que virá mais do mesmo: QE4 nos EUA, mais frouxidão monetária na China e um maior programa de QE na Europa – justamente o que estamos falando há anos: não haverá alta na taxa de juros dos EUA e sim mais QE. E por que não? Dessa vez será diferente. Os outros 3 QEs não funcionaram, mas esse certamente funcionará, certo? Fourth time lucky… or Fifth…

Voltamos a lembrar que o ouro é um ativo real e seu preço, por enquanto, é dado pelo enorme volume de papel que o negocia. Não devemos deixar os preços nos influenciarem e temos que ter a certeza que preço e valor são coisas diferentes. Os preços são facilmente manipuláveis, mas o valor do ouro é o de proteção contra a insanidade dos Bancos Centrais. Isso não tem preço.

Comentários

    Davi R Baptista
    30 de September de 2015

    Marcelo,

    Obrigado pelo texto. É sempre instrutivo ver a oipinão de quem entende do assunto.

    Abraço,

    Davi

    0
    0

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.