Até quando ignorar?

Os avisos não param de chegar e, ainda assim, os mercados se recusam a enxergar o óbvio! Depois de Druckenmiller dizer para todos saírem do mercado e comprarem ouro, de Soros voltar da “aposentadoria” para comprar ouro e montar uma série de investimentos que darão resultado em caso de um crash, de Bill Gross dizer que os mercados estão muito caros, e do novo rei dos bonds, Gundlach, recomendar a venda de ações, imóveis, bonds e até dos filhos, ontem foi a vez de nada mais nada menos que o grande (e superbullish) investidor Warren Buffett anunciar que zerou a posição em derivativos da Berkshire Hathaway e elevou a posição de caixa da empresa para um recorde (USD72.7 bilhões)!!!

Mas os mercados seguem firmes na alta, esperando mais estímulos (que nunca funcionaram para a economia real) e mais intervenções dos governos para manter as Bolsas mundiais perto dos recordes.

Estamos nos sentindo em 2007 novamente, quando diziam se tratar da economia dos “Cachinhos Dourados” – nem muito, nem pouco aquecida, simplesmente perfeita! Na verdade, os mercados davam sinais incríveis de uma bolha que estava prestes a estourar, mas ninguém deu ouvidos.

Nada mudou em relação a 2007; aliás, mudou sim – a bolha ficou imensamente maior. A bolha dos bonds está em níveis absurdos! Mais de 1/3 dos bonds no mundo apresenta taxa de juros negativa. Imagine emprestar dinheiro para um governo falido e ainda PAGAR por esse “privilégio”!!! Em alguns anos, vamos olhar para trás e enxergar o quão absurdo era a situação de hoje.

Em 2007/8, os bancos emprestavam dinheiro a taxas subsidiadas para pessoas que não tinham condições de pagar poderem comprar um imóvel absurdamente caro. Hoje os mesmos bancos emprestam dinheiro para governos falidos poderem comprar bonds (e alguns com taxa de juros negativa) que eles tampouco têm intenção de pagar. É insano!!!  A bolha atual é imensamente maior que a de 2000 e a de 2008. Quando essa estourar, vamos ter saudades de 2008…

 

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes
Sem categoria

Energia Limpa, sim senhor!

Essa semana fomos surpreendidos por temperaturas muito abaixo do normal até mesmo para essa época do ano em várias regiões dos EUA, com destaque para

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.