Agora é o frio!!

Na semana passada os EUA publicaram o relatório revisado do PIB para o quarto trimestre e para o ano. Os números do quarto trimestre foram revisados para baixo, de 3,2% de crescimento para 2,4%, levando o crescimento total do PIB em 2013 para apenas 1,9%. Isso, claro, se acreditarmos que a inflação ficou ligeiramente acima de 1%.

Em 2012, o crescimento ficou em 2,8%, ou seja, houve um declínio na taxa de crescimento do PIB de um ano para
outro – essa trajetória segue em linha com o que vimos falando: cada vez menos o QE vai fazer algum efeito na economia real (se é que algum dia teve alguma repercussão), mas a diminuição do mesmo vai trazer à tona a real situação da economia dos EUA.

Claro, também tivemos como sempre uma boa desculpa para os fracos números: dessa vez foi o tempo! Apesar de
estarmos em um período de aquecimento global (ohhh nooo), o tempo mais frio impactou os números. Bom, em mais alguns dias a primavera estará aqui e vamos ter que mudar a desculpa. Mas não nos preocupemos, os governos e os Bancos Centrais são muito bons nisso.

No seu depoimento no Senado, Janet Yellen disse que está atenta à desaceleração da economia e que a
trajetória da taxa de juros e do QE não estão traçados. Assim, segundo ela, se os dados a surpreenderem, ela estará pronta para agir e voltar a estimular a economia. Bom, acreditamos que ela já deveria se preparar para uma surpresa!

Como já dissemos em vários posts, acreditamos que os níveis de estímulo à economia serão ainda maiores no final
desse ano do que foram no começo, o que impulsionará os preços dos ativos reais.

Os mercados estão em uma trajetória de alta e não se abalaram com nada. As bolsas americanas subiram esse mês. Se os dados vêm bons, significa que a economia está melhorando e justifica valuations maiores. Se os dados vêm ruins, significa que a economia está piorando e vem mais estímulos por aí  – é o famoso “cara” eu ganho, “coroa” você
perde. Mas uma coisa vem chamando a atenção: o índice do dólar está caindo, mostrando que a economia está piorando.

O ouro já subiu quase 10% esse ano e continuamos acreditando que a performance do mesmo será espetacular em 2014. É um excelente hedge contra a irresponsabilidade dos governos e dos Bancos Centrais.

Nosso fundo Multimercado subiu mais 1,7% em fevereiro e já acumula uma alta de 5,7% em 2014, contra um CDI de apenas 1,6% esse ano.

Comments

Leave a Comment

All fields are mandatory
Search
Recent Publications

Private Equity

Much is said about private equity (PE) funds and the excellent results they have presented.

Read More

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

In this episode, Marcelo Lopez had a very interesting conversation with Jesse Redmond, Head of Cannabis at Water Tower Research. Jesse discussed the current situation of the cannabis market in the USA, the potential triggers and the investment perspectives. Redmond also explained the role states play in this universe, the existing political catalysts, including SAFE Banking Act, schedule review, tax-related issues, and what to expect from the Garland memo.

Read More

Contact

Brazil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Australia
Sydney CBD, NSW
Data Processing - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
By submitting your data, you declare that you agree with the Privacy Policy Terms

Dev by

Investors are advised to carefully read the prospectus and the regulations when investing their funds. L2 Capital Partners does not sell shares in investment funds and / or clubs or any financial asset. Get to know our Voting Policy ..