Agora é o frio!!

Na semana passada os EUA publicaram o relatório revisado do PIB para o quarto trimestre e para o ano. Os números do quarto trimestre foram revisados para baixo, de 3,2% de crescimento para 2,4%, levando o crescimento total do PIB em 2013 para apenas 1,9%. Isso, claro, se acreditarmos que a inflação ficou ligeiramente acima de 1%.

Em 2012, o crescimento ficou em 2,8%, ou seja, houve um declínio na taxa de crescimento do PIB de um ano para
outro – essa trajetória segue em linha com o que vimos falando: cada vez menos o QE vai fazer algum efeito na economia real (se é que algum dia teve alguma repercussão), mas a diminuição do mesmo vai trazer à tona a real situação da economia dos EUA.

Claro, também tivemos como sempre uma boa desculpa para os fracos números: dessa vez foi o tempo! Apesar de
estarmos em um período de aquecimento global (ohhh nooo), o tempo mais frio impactou os números. Bom, em mais alguns dias a primavera estará aqui e vamos ter que mudar a desculpa. Mas não nos preocupemos, os governos e os Bancos Centrais são muito bons nisso.

No seu depoimento no Senado, Janet Yellen disse que está atenta à desaceleração da economia e que a
trajetória da taxa de juros e do QE não estão traçados. Assim, segundo ela, se os dados a surpreenderem, ela estará pronta para agir e voltar a estimular a economia. Bom, acreditamos que ela já deveria se preparar para uma surpresa!

Como já dissemos em vários posts, acreditamos que os níveis de estímulo à economia serão ainda maiores no final
desse ano do que foram no começo, o que impulsionará os preços dos ativos reais.

Os mercados estão em uma trajetória de alta e não se abalaram com nada. As bolsas americanas subiram esse mês. Se os dados vêm bons, significa que a economia está melhorando e justifica valuations maiores. Se os dados vêm ruins, significa que a economia está piorando e vem mais estímulos por aí  – é o famoso “cara” eu ganho, “coroa” você
perde. Mas uma coisa vem chamando a atenção: o índice do dólar está caindo, mostrando que a economia está piorando.

O ouro já subiu quase 10% esse ano e continuamos acreditando que a performance do mesmo será espetacular em 2014. É um excelente hedge contra a irresponsabilidade dos governos e dos Bancos Centrais.

Nosso fundo Multimercado subiu mais 1,7% em fevereiro e já acumula uma alta de 5,7% em 2014, contra um CDI de apenas 1,6% esse ano.

Comments

Leave a Comment

All fields are mandatory
Search
Recent Publications

Contact

Brazil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-059

Dev by

Investors are advised to carefully read the prospectus and the regulations when investing their funds. L2 Capital Partners does not sell shares in investment funds and / or clubs or any financial asset. Get to know our Voting Policy ..